Menu fechado

CHÁ DE HIBISCO AJUDA EMAGRECER:
Tomar chá de Hibiscus Sabdariffa que além de possuir muitos nutrientes; ajuda a emagrecer e a diminuir a retenção de líquidos. O chá é feito com o cálice do botão seco. Possui um leve sabor de framboesa com um pouco amargor.

SUCO DE UVA… NA GABARDO TEM…
O suco de uva é ótimo para saúde; pois melhora a circulação, protege o coração de doenças cardiovasculares e aumenta a imunidade do organismo…
Tome suco de uva e melhore sua saúde!
Aproveite na Gabardo tem! É natural e muito saboroso!

PAREDE VERDE:
Para quem tem pequenos espaços ou gosta de novidades ai vai uma dica:
Faça um jardim vertical ou parede verde com os vasos Plast wall …

BROMÉLIAS ATRAEM AEDES AEGYPTI:
Este mês, a Revista Natureza edição 305, trouxe uma reportagem super interessante e esclarecedora sobre mosquitos da dengue em bromélias. Segundo a reportagem, o biólogo Márcio Mocelim desenvolveu uma pesquisa sobre a importância das bromélias como criadouro de Aedes Aegypti no ambiente urbano e, o que ele descobriu foi que o mosquito só escolhe uma bromélia para se reproduzir porque próximo dela já existem outros focos de dengue. A água presente na roseta é diferente da água parada em pneus e garrafas e por isso é menos atraente para os mosquitos. Ainda, Márcio Mocelim dá uma receita de um inseticida natural que não causa nenhum tipo de dano nas plantas.
Receita:
Misture uma colher de sopa de borra de café em um litro de água e pulverize as bromélias duas vezes por semana.

PLANTAS PARA DEIXAR SEU AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL:
LÍRIO DA PAZ; devora o tricloetileno, o benzeno e o xileno, o formaldeído e o amoníaco.
GÉRBERA: absorve a fumaça do cigarro, limpa inclusive a toxidade contida nas roupas.
ANTÚRIO; combate ao amoníaco dos detergentes e age contra o xileno.
CRISÂNTEMOS: absorve o formaldeído, o benzeno e o amoníaco.
RAFIS:é eficaz contra o amoníaco dos detergentes.
FILODENDRO ROXO: combate muito bem o tricloroetileno e o formaldeído, poluente abundante nos móveis de madeira compensada.
CLOROFITO: absorve o benzeno, o tolueno, o monóxido de carbono, o xileno e o formaldeído.
HERA INGLESA: para locais recém pintados, digere o formldeído, o benzeno e o tetracloroetileno.
CHAMAEDORIA: ao lado de armários para neutralizar o benzeno e o formaldeído.
RAFIS: é especialmente ativa contra o xileno e o formaldeído.

LIMINE FORMIGAS CORTADEIRAS:
Espalhe sementes de gergelim-bravo pelo caminho das formigas ou cultive a própria planta perto do formigueiro. As formigas vão carregar o gergelim-bravo para o formigueiro e lá ele destrói as colônias de fungos que servem como alimento para as formigas.

A BARBA- DE- PAU:
A barba-de- pau ou barba- de- velho (Tillandsia Usneoides), apesar da sua aparência de musgo e estrutura pendente igual a uma trepadeira, pertence à família das bromélias. A barba de pau possui propriedades antibióticas, antirreumáticas, adstringente e anti- hemorroidal, por isso os laboratórios farmacêuticos a utilizam na fabricação de remédios contra hérnia, úlceras e varizes.

EXCELENTE NATIVA PARA O INVERNO:
O Manacá da Serra é uma ótima opção de árvore nativa para o cultivo em casa.
Aproveitem!!!
Na Gabardo tem…

HISTÓRIA DO GRAMADO:
As gramas aparadas começaram a ser utilizadas em jardins, bosques e espaços esportivos no período da idade média, entre os séculos v e xv. antes disso, acreditá-se que a grama tenha adiquirido sua espantosa resistência ao pisoteio em planícies que serviam como pasto aos animais. No início, eram usados pilões e muito pisoteio para manter os gramados baixos. depois, percebeu-se que a foice era uma ferramenta útil e prática para fazer o corte uniforme das gramas. Mas, foi em 1930, na inglaterra, que surgiu o primeiro cortador de grama que foi criado a partir da adaptação de uma máquina de retalhar tecidos. Muitas décadas se passaram e hoje, graças a tecnologia, desenvolveram-se diversas espécies de grama com qualidade, boa aparência e resistente a pragas.

SETE FRUTAS QUE TE AJUDAM A VIVER MELHOR:
Pêssego: possui aminoácido triptofano que é convertida em serotonina pelo organismo, o que melhora o sono e o humor. Uva: Tem uma boa quantidade de vitaminas do complexo B que ajudam no funcionamento do sistema nervoso e retardam o envelhecimento da pele. Melancia: Por conter energizante e vitamina B mantém o corpo no ritmo certo. Jabuticaba: Possui vitaminas do complexo B que ajudam a combater a depressão. Banana: Rica em carboidratos, potássio e magnésio, diminui a ansiedade e garante um sono tranqüilo. Abacate: Possui gorduras saudáveis que elevam os níveis de serotonina, que estimulam a felicidade e o bom humor. Laranja: Rica em vitamina C ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso, é ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse.

O USO DO CARVÃO E DA CINZA NOS CANTEIROS E EM VASOS:
Coloque carvão e cinza de madeira queimada nos canteiros e vasos das plantas. A cinza é rica em potássio e isso ajuda com que a planta tenha um desenvolvimento vegetal bem legal. O carvão é um agente desinfetante e afasta os fungos, por isso essa prática é bem comum nos vasos de orquídea.

VASOS BIMONTI:
Compre vasos Bimonti e deixe sua casa moderna e mais bonita!

MODELOS DE JARDINS:
Italiano: É um jardim muito organizado, com formas geométricas bem marcadas, possui plantas topeadas, apresenta vasos de cerâmica e estátuas no jardim e nas fontes.
Francês: É um jardim muito sofisticado, trabalhado nas formas e possui um bosque na sua volta. Passa a idéia de um espelho: tudo o que tem em um lado do outro lado é exatamente igual.
Inglês: É muito bem planejado, com gramados extensos e canteiros de traçados informais. Possui um ar romântico e considera a natureza como modelo.
Japonês: É muito planejado e tudo o que possui tem significado. Por exemplo: Pedra: estrutura familiar – Números ímpares: felicidade – Água: reflexão – Lamparinas de pedra: espírito bom e iluminado.
Tropical: Estilo Burle Marx. É marcado pelo colorido, plantas exóticas, uso intenso de verde e apresenta espécies litorâneas.

PODAS DE BUXINHOS:
O buxinho (Buxus) é uma planta ornamental muito utilizada nos jardins. Para que ele se mantenha bonito e sempre com suas formas bem marcadas as suas podas devem ser feitas regularmente com uma tesoura bem afiada. Mas cuidado! O buxinho é uma planta que cresce bem devagar e suas folhas ficam queimadas com o frio por isso deixe para fazer as podas mais drásticas no final do inverno.

ESTIMULE O ENRAIZAMENTO DAS PLANTAS:
Quando você for plantar estaca de plantas, antes de colocá-las na terra, pegue um punhado de tiririca (cyperus rotundus) com as batatinhas, 01 litro de água e bata tudo no liquidificador. Depois que o suco estiver pronto, deixe as estacas de molho por um dia. A tiririca possui elevadas quantidades de ácido indolbutírico que é um fitormônio específico para a formação das raízes das plantas.

COMBATA O MOFO DA SUA CASA COM LOURO:
O Louro (Laurus Nobilis) pode ser utilizado como repelente de mosquitos: se você colocar no aparelho que promete afastar os insetos, uma folha verde de louro no lugar do cartão de repelente. Ou se você possui fogão a lenha espalhe sobre a chapa quente algumas folhas, com o calor da chapa elas vão esquentar e exalar um cheiro forte que irá espantar os insetos.
Para afastar traças e combater o mofo da sua casa, encha os bolsos das roupas de inverno, gavetas e prateleiras dos armários com folhas secas de louro.

TESOURA DE PODA FELCO:
O inverno já chegou e agora começam as podas de algumas plantas. Para fazer uma boa poda utilize uma tesoura bem afiada e que suporte a espessura da planta. Entre uma poda e outra limpe sua tesoura e a desinfete com álcool. Se as suas plantas estão precisando de poda e você ainda não tem uma tesoura, aí vai uma dica: Compre tesouras da linha Felco; as tesouras são muito boas, reforçadas e com modelos bem confortáveis.

JABUTICABEIRA HÍBRIDA:
Quem tem um quintal com pouco espaço precisa escolher a muda certa. A jabuticabeira híbrida é uma espécie de porte médio que frutifica rapidamente e dependendo da planta mais que uma vez ao ano. Pode ser cultivada em vaso ou diretamente no solo. Deve ficar sob pleno sol e também precisa ser regada com frequência. Seus frutos são doces e suculentos.